Novidades


Home

 

Assunto: Campanhas de prevenção na RTP

 

A CNSCA, com base no pressuposto 3 do Despacho 3458/03 em que foi nomeada, considera que uma das acções a desenvolver é a prevenção de doenças que são, ainda, causa de morbilidade e mortalidade infantil.

De lembrar que a taxa de mortalidade infantil teve uma queda de 17%o em 1985 para 5%o em 2002, mantendo-se actualmente estacionária.

Uma das causas de morte passível de prevenção em lactentes é o síndrome de morte súbita

Outra situação de grande morbilidade são as infecções respiratórias virais em recém-nascidos e lactentes nos primeiros meses de vida.

Propõe-se, assim, a realização de uma campanha de divulgação na RTP sobre a prevenção destas duas situações.

A pedido da CNSCA, a RTP aceitou a responsabilidade de  divulgação gratuita desde que a realização dos spots fosse da responsabilidade da Comissão.

A duração será de 15’’, utilizar-se-á um boneco (por exemplo o ursinho) para ilustrar as situações. O texto terá frases directas e simples, baseadas nas normas que se juntam.

 

Justificação

1.       Morte súbita no berço

Incidência – 2500 casos por ano nos EUA; Não há dados em Portugal

Sabe-se que a posição no berço, de barriga para baixo, aumenta 19 vezes o risco e que o tabagismo materno ou familiar e o sobreaquecimento são também factores de risco

2.      Bronquiolites nos primeiros 2 meses de vida

90% das bronquiolites e 50% das pneumonias no primeiro ano de vida são de causa viral. Estas situações podem ser um factor desencadeante de asma em crianças com história familiar de alergias. Sabe-se que a exposição ao tabaco e a ambientes poluídos como cafés, centros comerciais aumenta o risco de contrair infecções respiratórias precocemente na vida

 

5 de Setembro de 2004


Para problemas ou sugestões contacte .
Última actualização: 26-01-2005.