

A auditoria ao Hospital Pedro Hispano decorreu no período de 26 a 30 de Novembro de 2001, tendo-se revelado um importante momento de aprendizagem para todos os que, de forma directa ou indirecta, com ela se relacionaram.
A maioria dos auditores “sombra" que participaram nesta auditoria assumiram, pela primeira vez, o papel e a responsabilidade de acompanharem e colaborarem com os auditores do HQS na árdua tarefa de avaliar a conformidade do Hospital com os critérios previstos no Manual de Acreditação para Hospitais.
Para além de estarem presentes como elementos facilitadores do processo, foi possível, na semana em que decorreu a auditoria, consolidar competências ao nível da técnica de entrevista, de observação e análise, desenvolvidas durante a formação de auditores. A participação nas reuniões realizadas pelos auditores permitiu interrelacionar a informação obtida através da revisão de documentação e da realidade evidenciada obtendo-se, desta forma, uma perspectiva global da organização.
Ficou, pois, a certeza de que a participação numa auditoria é um momento único de partilha de experiências e de conhecimentos para todos os envolvidos. Mª Lurdes Ramos, IQS

Programa Nacional de Acreditação de Hospitais
Equipa de auditores do HQS
Hazel Taylor - Independant Consultant - Glan Hafren NHS Trust
John Saxby - Chief Executive - South Durham Health Care NHS Trust
Richard Gildert - Director of Nursing & Quality
Blackburn, Hyndburn & Ribble Valley NHS Trust
Shanthi Thomas - Consultant Chemical Pathologist/ Clinical Director
Princess Alexandra Hospital NHS Trust
Tom Woods - Corporate Support Manager to NHS Trust in Wales
Fiona Goodall - Client Manager HQS
Equipa de auditores “sombra” do IQS
Amélia Gracias - Enfermeira Directora - Hospital do Barlavento Algarvio
António Manuel Oliveira - Enfermeiro Chefe - Hospital Distrital de Anadia
Francisco Guerreiro - Administrador Hospitalar - Saúde XXI
Luís Nunes - Director do Hospital D. Estefânia
Margarida Rato - Administradora Hospitalar - Hospital Garcia de Orta
Maria de Lurdes Ramos - Gestor de Cliente do IQS
Programa Nacional de Acreditação de Hospitais
A Auditoria ao Hospital S. Teotónio (HST) de Viseu, realizada no âmbito do referencial do King's Fund, decorreu em duas etapas. A Revisão da Documentação (29 e 30 de Novembro de 2001) e a Auditoria à Organização (3 a 7 de Dezembro de 2001).
Em ambas as etapas os auditores portugueses "sombra" acompanharam sempre os auditores britânicos com os seus respectivos gestores de cliente (HQS e IQS).
A auditoria decorreu sem incidentes e os auditores "sombras" tiveram a oportunidade de sedimentar, com mais esta experiência, toda a sua formação/aprendizagem para a exigência da função. De facto, os auditores portugueses "sombra" integraram a equipa auditora e participaram em todas as actividades e reuniões realizadas pela equipa britânica durante o horário da auditoria (das 9 às 17h) e, também, nas reuniões finais efectuadas diariamente fora da instituição, envolvimento que lhes possibilitou uma visão global de todo Processo.
O envolvimento e a aprendizagem a que os auditores "sombra" estão sujeitos, visa não só o desenvolvimento de competências técnicas na aplicação do Manual de Acreditação mas, também, a vertente comportamental, o trabalho em equipa, a técnica de entrevista por pares e o modo como se fornece ao Hospital a informação relativa ao resultado da auditoria.
Fica a convicção de que esta auditoria permitiu a todos os que nela participaram, perceber o quão importante é a auditoria,
Hospital de S. Teotónio, de Viseu
Equipa de auditores do HQS
John L. Thomas - Chief Executive, Blackburn, Hyndburn &
Ribble Valley Healthcare NHS Trust
John Wilson - Director of Operations; Fife Acute Hospitals
NHS Trust / Fife Primary Care NHS Trust
Jonathan Asbrige - Chief Nurse, Director of Quality Assurance
The Royal Hospitals NHS Trust
Joseph Gaston - Consultant Anaesthetist,
Royal Hospitals Trust, Belfast
Elizabeth Duffin - Director of Nursing & Patient Services,
The Royal Group of Hospitals and Dental
Hospital Health and Social Services Trust
Catherine Mclaughlin - Client Manager HQS
Catarina Vieira - HQS
Equipa de auditores “sombra” do IQS
Carlos Santos - Administrador Hospitalar, IPO de Coimbra
José Paulo Larcher - Administrador Hospitalar,
Hospital Santa Marta
Maria do Carmo Perloiro - Directora do Hospital de São José
Maria Gabriela Colaço - Fisioterapeuta, Hospital D. Estefânia
Maria José Costa Dias - Enfermeira Supervisora,
Hospital Fernando Fonseca


enquanto ferramenta ao serviço da gestão dos nossos Hospitais.
Anabela Boavista; IQS
A cooperação dos auditores “sombra" portugueses com auditores ingleses do The Health Quality Service (HQS), ini-
cialmente circunscrita ao estabelecimento ou facilitação dos contactos necessários para o desenrolar da auditoria, ao apoio à tradução das entrevistas e à "descodificação" das especificidades nacionais ou locais, tem vindo progressivamente a transformar-se num trabalho que poderíamos classificar como "de parceria", em resultado quer do aumento gradual
da qualificação e experiência acumuladas pelos auditores portugueses em formação, quer da confiança mútua crescente (técnica, ética e deontológica) entre as equipas do HQS e do IQS/Programa de Acreditação de Hospitais.
Salvaguardadas e garantidas a responsabilidade técnica e a confidencialidade do processo, assim como a isenção e neutralidade dos auditores em formação, esta boa colaboração, espírito de equipa e entrosamento crescentes têm
proporcionado aos auditores “sombra" a oportunidade de acompanhar de perto todas as fases do processo de auditoria organizacional, desde a distribuição das normas/grupos clínicos a auditar pelos elementos da equipa à elaboração do relatório da auditoria, passando pelo cruzamento e confirmação de observações e avaliações, no seio da equipa de auditores.
O acompanhamento no terreno de auditores qualificados e experientes tem
Programa Nacional de Acreditação de Hospitais
Equipa de auditores do HQS e respectivos “sombras”
Russell Mudiman (Gestor de Cliente, HQS), Ian Fletcher (Consultant Anaesthetist), Sollari Allegro (Director Clínico, Hospital de Santo António),
Alan Corry Finn (Director of Mental Health Services and Nursing),
Gary Theobald (Head of Personnel for the NHS Eastern Regional Office),
Paulo Larcher (Administrador Hospitalar, Grupo Coordenador do Projecto de Acreditação do Hospital de Santa Marta), José Hermano Cosinha (Administrador-Delegado
do Hospital de Portalegre) e David Hughes (Chief Executive of the
Guersey Board of Health), Carlos Capela (Gestor de Cliente, IQS),
Filomena Cardoso (Enfermeira Directora, Maternidade Júlio Dinis),
Catarina Vieira (King's Fund/The Health Quality Service Portuguese Office),
Maureen Smillie (Chief Speech and Language Therapist), Susana Ramos* e
Maria José Santos (Administradora Hospitalar, Hospital de São Teotónio, Viseu)
*(Enfermeira, Gabinete de Gestão de Risco do Hospital de Santa Marta)
vindo a demonstrar constituir uma etapa fundamental na formação dos auditores portugueses do Programa de Acreditação de Hospitais, enquanto complemento prático indispensável dos conhecimentos e competências adquiridas em módulos de formação dedicados ao estudo do "referencial" de acreditação (Normas) e ao treino da entrevista de auditoria.
É esta componente e esta função - predominantemente formativa - que tem vindo a ser acentuada e reforçada na participação dos "sombras" nas acções de auditoria organizacional no âmbito do Programa de Acreditação de Hospitais, sem descurar o apoio que efectivamente têm proporcionado ao bom desenrolar dos processos.
Carlos Capela; IQS
Auditoria de reavaliação ao Hospital Doutor José Maria Grande
Especial Programa Nacional de Acreditação de Hospitais
Uma vez iniciado um processo de acreditação, o Health Quality Service (HQS) designa um representante, que acompanha e auxilia os grupos coordenadores locais, funcionando como ligação entre as partes. O Instituto da Qualidade em Saúde, enquanto entidade
coordenadora do programa no nosso País, designa também um gestor de
cliente próprio, que funciona como "facilitador" na relação estabelecida entre o HQS, o IQS e o Hospital. Este elemento integra, em simultâneo, o processo de aprendizagem inerente à transferência de tecnologia prevista no protocolo IQS/KFHQS. Esta situação dupla manter-se-á pelo período de duração do
Os profissionais do Programa de Acreditação
referido protocolo, ou seja 5 anos, após o qual os elementos do IQS assumirão as funções requeridas pelo Programa de
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