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Programa Nacional de Acreditação de Hospitais
Qualidade Organizacional Hospitalar
Entrega de diplomas aos primeiros auditores portugueses
Após longos meses de trabalho, os primeiros 35 auditores receberam, no início de Março, os diplomas do IQS, o que constitui um passo fundamental para a transferência de competências do King´s Fund Health Quality Service (KFHQS) para o Instituto da Qualidade em Saúde e para a implementação de um Programa Nacional de Acreditação de Hospitais realizado integralmente por técnicos portugueses
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Na cerimónia de entrega dos diplomas, realizada no Museu do Teatro, em Lisboa, o Director do IQS, Luís Pisco, mostrou a sua satisfação pela trabalho realizado ao nível do Programa de Acreditação dos Hospitais, onde uma das unidades do primeiro grupo já recebeu o certificado de "Full Accreditation" (Hospital Fernando da Fonseca) e outras duas (Hospital Dr. José Maria Grande e Hospital Pedro Hispano) receberam a "Provisional Accreditation". "Continuamos igualmente satisfeitos pela opção que tomámos em termos do plano de Acreditação dos hospitais e de nos termos decidido pela metodologia do King's Fund", sublinhou Luís Pisco que, dirigindo-se aos auditores afirmou tratar-se de um movimento imparável. "Dentro de sensivelmente dois anos seremos autónomos, teremos o nosso próprio Programa Nacional de Acreditação e uma equipa de auditores de que nos orgulhamos".
Regulamento do Auditor
A cerimónia de entrega de diplomas foi precedida pela apresentação do Regulamento do Auditor por Margarida França, que referiu a escolha do Programa de Acreditação inglês pelo facto do King's Fund ser sobejamente conhecido em Portugal, quer na área da formação médica, quer por parte dos administradores hospitalares e possuir essencialmente uma abordagem organizacional, de natureza global, desenhada especificamente para os hospitais.
Outra característica reside no facto de partir do princípio da adesão voluntária das unidades de saúde e da avaliação
externa por pares. "Esta assenta numa filosofia de partilha, em que os auditores não são contratados mas elementos do próprio Serviço Nacional de Saúde", refere Margarida França.
Os actuais auditores do IQS, além de terem finalizado, com êxito, os cursos de formação realizados pelo IQS, trabalharam também com os peritos ingleses nas diversas auditorias realizadas nos hospitais portugueses que aderiram ao Programa de Acreditação, como auditores “sombra”, uma ideia original concebida pelo King's Fund e o IQS. "Desde o primeiro momento desejámos que os especialistas ingleses fossem acompanhados, não por tradutores, mas por profissionais inseridos no sistema de saúde português. E nesse sentido, as vantagens são evidentes: os auditores “sombra” não só ficaram a conhecer os processos de organização de uma auditoria como também os hospitais onde se
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Programa Nacional de Acreditação de Hospitais
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Inserida na actividade normal do Instituto de Qualidade em Saúde, está a presença deste na INTERNET, através de uma Home Page própria. Do conjunto de informação disponível, destaca-se a relativa ao Programa Nacional de Acreditação de Hospitais, desenvolvido no âmbito de uma parceria entre o IQS e o King's Fund Health Quality Service (www.iqs.pt/hqs.htm). Nesta área, a página na Web permite uma percepção imediata das actividades desenvolvidas, bem como daquelas cuja implementação está prevista para o curto e médio prazo.
Realça-se ainda a possibilidade de o visitante poder aceder, não só aos dados relativos ao âmbito do projecto, mas
também à identificação dos elementos/ instituições que nele participam (www.iqs.pt/participantes_hqs.htm).
Está prevista, para breve, a criação de
um directório dos participantes onde os visitantes poderão encontrar, não só a identificação dos profissionais e instituições envolvidos, como também os seus endereços electrónicos e/ou páginas na Internet.
Dentro de pouco tempo, os visitantos poderão ainda subscrever uma mailing list, através da qual será disponi-bilizada informação sobre Acreditação Hospitalar.
Porque se deseja que a página constitua uma ferramenta importante para todos, o IQS apela a todos os visitantes para que enviem sugestões de melhoria para o E-mail [email protected].
http://www.iqs.pt

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A Acreditação Hospitalar e a página na Internet do IQS
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Grupo Coordenador do
Programa Nacional de Acreditação de Hospitais
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Anabela Quelhas Boavista
Enfermeira Chefe
Luís Manuel Cunha Ribeiro
Chefe de Serviço
Margarida M. Martins França
Administradora Hospitalar
Auditório Principal dos Hospitais da Universidade de Coimbra, 28 de Maio de 2002
1ª Conferência do
Programa Nacional de Acreditação de Hospitais
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09.30 Sessão de Abertura
09.45 O Programa Nacional de
Acreditação de Hospitais do IQS
Grupo Coordenador Nacional
10.00 Perspectiva Internacional da Acreditação
Dr. Gordon Mitchell - HQS Deputy Chief Executive
10.30 Intervalo
Exposição dos materiais dos Hospitais
11.30 Mesa Redonda - O desafio da Acreditação -
Experiência dos Hospitais Auditados
Moderador - Dr. Luís Augusto Pisco -
Director do IQS
Comentador - Dr. Luís Cunha Ribeiro -
Elemento do Grupo Coordenador Nacional

13.00 Almoço
14.30 Gestão do Risco nos Hospitais Britânicos
Dra. Judy Chadwick, Barts & London Hospital, Clinical - Governance Manager
15.45 A Acreditação e a Medição de Resultados
Prof. Doutor Pedro L. Ferreira - Director
Adjunto do IQS; Director do CEISUC
16.15 Intervalo
16.30 Temas Livres
Hospitais participantes no processo
17.45 Aplicação em Portugal do Programa
do King´s Fund Health Quality Service
Eng. David Freyre-Sanders - HQS
Associate Director Europe
18.00 Encerramento

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O conteúdo do Manual de Acreditação de Hospitais 2000
Secção 1: Gestão institucional
Missão e objectivos
Estrutura de gestão e administração
Contratação de serviços
Tecnologia e gestão de informação
Recursos financeiros
Recursos humanos
Recursos humanos - saúde ocupacional
Comunicação
Gestão patrimonial
Gestão de risco
Gestão de risco - saúde e segurança
Gestão de risco - segurança
contra incêndios
Gestão de risco - controlo de infecção
Gestão de risco - gestão de resíduos
Gestão de risco - segurança
Melhoria da qualidade

Secção 2: Gestão dos recursos
Filosofia e objectivos do serviço
Gestão e pessoal
Desenvolvimento e formação do pessoal
Plano de acção e contratação de serviços
Instalações e equipamento
Melhoria da qualidade

Secção 3: Os direitos e as
necessidades individuais do doente
Os direitos do doente
As necessidades individuais do doente
Parceria com os doentes

Secção 4: O percurso do doente
Referência, acesso e admissão
Avaliação, planeamento, implementação e revisão do tratamento e cuidados
Saída / alta de um serviço
Conteúdo do processo clínico
Secção 5: Serviços específicos
Serviço de urgência
Serviço de hospital de dia / cirurgia do
ambulatório
Secretariado / expediente
Serviço de restauração
Serviços de pediatria
Serviço de imagiologia/radiologia
Serviço de dietética
Gestão do processo clínico
Serviço de limpeza
Serviço de tratamento de roupa
Biblioteca / Centro de documentação
Serviço de física médica e engenharia biomédica
Serviço médico
Saúde mental - a programação da continuidade dos cuidados
Saúde mental - a lei de saúde mental 36/98
Saúde mental - tratamento
Saúde mental - gestão do risco clínico
Saúde mental - saída do hospital
Saúde mental - outros serviços
especializados
Serviço de obstetrícia
Serviço de enfermagem
Reinserção social (AVD / ajudas técnicas)
Serviço do bloco operatório / serviço de anestesia
Serviço de ambulatório
Serviço de patologia
Serviços farmacêuticos
Serviços gerais
Serviço de radioterapia
Serviço de cuidados especiais
Central de esterilização
Serviço de telecomunicações / central telefónica
Serviço de voluntários
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Ultima modificação: 25 Janeiro, 2006