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Programa Nacional de Acreditação de Hospitais
Qualidade Organizacional Hospitalar
Entrega de diplomas aos primeiros auditores portugueses
Após longos meses de trabalho, os primeiros 35 auditores receberam, no início de Março, os diplomas do IQS, o que constitui um passo fundamental para a transferência de competências do King´s Fund Health Quality Service (KFHQS) para o Instituto da Qualidade em Saúde e para a implementação de um Programa Nacional de Acreditação de Hospitais realizado integralmente por técnicos portugueses
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Na cerimónia de entrega dos diplomas, realizada no Museu do Teatro, em Lisboa, o Director do IQS, Luís Pisco, mostrou a sua satisfação pela trabalho realizado ao nível do Programa de Acreditação dos Hospitais, onde uma das unidades do primeiro grupo já recebeu o certificado de "Full Accreditation" (Hospital Fernando da Fonseca) e outras duas (Hospital Dr. José Maria Grande e Hospital Pedro Hispano) receberam a "Provisional Accreditation". "Continuamos igualmente satisfeitos pela opção que tomámos em termos do plano de Acreditação dos hospitais e de nos termos decidido pela metodologia do King's Fund", sublinhou Luís Pisco que, dirigindo-se aos auditores afirmou tratar-se de um movimento imparável. "Dentro de sensivelmente dois anos seremos autónomos, teremos o nosso próprio Programa Nacional de Acreditação e uma equipa de auditores de que nos orgulhamos".
Regulamento do Auditor
A cerimónia de entrega de diplomas foi precedida pela apresentação do Regulamento do Auditor por Margarida França, que referiu a escolha do Programa de Acreditação inglês pelo facto do King's Fund ser sobejamente conhecido em Portugal, quer na área da formação médica, quer por parte dos administradores hospitalares e possuir essencialmente uma abordagem organizacional, de natureza global, desenhada especificamente para os hospitais.
Outra característica reside no facto de partir do princípio da adesão voluntária das unidades de saúde e da avaliação
externa por pares. "Esta assenta numa filosofia de partilha, em que os auditores não são contratados mas elementos do próprio Serviço Nacional de Saúde", refere Margarida França.
Os actuais auditores do IQS, além de terem finalizado, com êxito, os cursos de formação realizados pelo IQS, trabalharam também com os peritos ingleses nas diversas auditorias realizadas nos hospitais portugueses que aderiram ao Programa de Acreditação, como auditores “sombra”, uma ideia original concebida pelo King's Fund e o IQS. "Desde o primeiro momento desejámos que os especialistas ingleses fossem acompanhados, não por tradutores, mas por profissionais inseridos no sistema de saúde português. E nesse sentido, as vantagens são evidentes: os auditores “sombra” não só ficaram a conhecer os processos de organização de uma auditoria como também os hospitais onde se
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Programa Nacional de Acreditação de Hospitais
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Programa Nacional de Acreditação de Hospitais
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Programa Nacional de Acreditação de Hospitais
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Programa Nacional de Acreditação de Hospitais
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Inserida na actividade normal do Instituto de Qualidade em Saúde, está a presença deste na INTERNET, através de uma Home Page própria. Do conjunto de informação disponível, destaca-se a relativa ao Programa Nacional de Acreditação de Hospitais, desenvolvido no âmbito de uma parceria entre o IQS e o King's Fund Health Quality Service (www.iqs.pt/hqs.htm). Nesta área, a página na Web permite uma percepção imediata das actividades desenvolvidas, bem como daquelas cuja implementação está prevista para o curto e médio prazo.
Realça-se ainda a possibilidade de o visitante poder aceder, não só aos dados relativos ao âmbito do projecto, mas
também à identificação dos elementos/ instituições que nele participam (www.iqs.pt/participantes_hqs.htm).
Está prevista, para breve, a criação de
um directório dos participantes onde os visitantes poderão encontrar, não só a identificação dos profissionais e instituições envolvidos, como também os seus endereços electrónicos e/ou páginas na Internet.
Dentro de pouco tempo, os visitantos poderão ainda subscrever uma mailing list, através da qual será disponi-bilizada informação sobre Acreditação Hospitalar. Porque se deseja que a página constitua uma ferramenta importante para todos, o IQS apela a todos os visitantes para que enviem sugestões de melhoria para o E-mail [email protected]. http://www.iqs.pt ![]()
A Acreditação Hospitalar e a página na Internet do IQS
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Grupo Coordenador do
Programa Nacional de Acreditação de Hospitais ![]() ![]() ![]()
Anabela Quelhas Boavista
Enfermeira Chefe
Luís Manuel Cunha Ribeiro
Chefe de Serviço
Margarida M. Martins França
Administradora Hospitalar
Auditório Principal dos Hospitais da Universidade de Coimbra, 28 de Maio de 2002
1ª Conferência do
Programa Nacional de Acreditação de Hospitais ![]() ![]()
09.30 Sessão de Abertura
09.45 O Programa Nacional de Acreditação de Hospitais do IQS Grupo Coordenador Nacional 10.00 Perspectiva Internacional da Acreditação Dr. Gordon Mitchell - HQS Deputy Chief Executive 10.30 Intervalo Exposição dos materiais dos Hospitais 11.30 Mesa Redonda - O desafio da Acreditação - Experiência dos Hospitais Auditados Moderador - Dr. Luís Augusto Pisco - Director do IQS Comentador - Dr. Luís Cunha Ribeiro - Elemento do Grupo Coordenador Nacional 13.00 Almoço
14.30 Gestão do Risco nos Hospitais Britânicos
Dra. Judy Chadwick, Barts & London Hospital, Clinical - Governance Manager 15.45 A Acreditação e a Medição de Resultados Prof. Doutor Pedro L. Ferreira - Director Adjunto do IQS; Director do CEISUC 16.15 Intervalo 16.30 Temas Livres Hospitais participantes no processo 17.45 Aplicação em Portugal do Programa do King´s Fund Health Quality Service Eng. David Freyre-Sanders - HQS Associate Director Europe 18.00 Encerramento ![]()
O conteúdo do Manual de Acreditação de Hospitais 2000
Secção 1: Gestão institucional
Missão e objectivos
Estrutura de gestão e administração Contratação de serviços Tecnologia e gestão de informação Recursos financeiros Recursos humanos Recursos humanos - saúde ocupacional Comunicação Gestão patrimonial Gestão de risco Gestão de risco - saúde e segurança Gestão de risco - segurança contra incêndios Gestão de risco - controlo de infecção Gestão de risco - gestão de resíduos Gestão de risco - segurança Melhoria da qualidade Secção 2: Gestão dos recursos Filosofia e objectivos do serviço Gestão e pessoal Desenvolvimento e formação do pessoal Plano de acção e contratação de serviços Instalações e equipamento Melhoria da qualidade Secção 3: Os direitos e as necessidades individuais do doente Os direitos do doente As necessidades individuais do doente Parceria com os doentes Secção 4: O percurso do doente Referência, acesso e admissão Avaliação, planeamento, implementação e revisão do tratamento e cuidados Saída / alta de um serviço Conteúdo do processo clínico
Secção 5: Serviços específicos
Serviço de urgência
Serviço de hospital de dia / cirurgia do ambulatório Secretariado / expediente Serviço de restauração Serviços de pediatria Serviço de imagiologia/radiologia Serviço de dietética Gestão do processo clínico Serviço de limpeza Serviço de tratamento de roupa Biblioteca / Centro de documentação Serviço de física médica e engenharia biomédica Serviço médico Saúde mental - a programação da continuidade dos cuidados Saúde mental - a lei de saúde mental 36/98 Saúde mental - tratamento Saúde mental - gestão do risco clínico Saúde mental - saída do hospital Saúde mental - outros serviços especializados Serviço de obstetrícia Serviço de enfermagem Reinserção social (AVD / ajudas técnicas) Serviço do bloco operatório / serviço de anestesia Serviço de ambulatório Serviço de patologia Serviços farmacêuticos Serviços gerais Serviço de radioterapia Serviço de cuidados especiais Central de esterilização Serviço de telecomunicações / central telefónica Serviço de voluntários
O conteúdo do Manual de Acreditação de Hospitais 2000
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