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Instituto da Qualidade em Saúde • Mensal • Agosto 2000•Nº1
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A Ministra da Saúde, Professora Doutora Manuela Arcanjo, presidiu à Conferência de apresentação dos resultados da primeira avaliação cruzada da qualidade organizacional dos centros de saúde (CS), realizada no âmbito do MoniQuOr, projecto desenvolvido pelo Instituto da Qualidade em Saúde (IQS), que se constitui como instrumento de identificação e solução de problemas organizacionais nos CS. Na ocasião, a Ministra presenteou os seis centros de saúde que alcançaram, numa escala de 0 a 100, mais de 80 pontos de cumprimento dos critérios, com certificados atestando a boa pontuação, deixando a promessa de que outras formas de reconhecimento serão anunciadas em breve. Os centros de
Sumário
Projectos IQS
• MoniQuOr
• Qualidade Organizacional Hospitalar
• Manual da Qualidade na Admissão e Encaminhamento
• QualiGest
saúde destacados foram os de Cascais com 90 pontos, Cantanhede com 88, Alfândega da Fé com 83, Carregal do Sal com 82 e os do Fundão e Vila Franca de Xira ex-aequo, com 81 pontos na escala de avaliação.
Recorde-se que esta primeira avaliação cruzada, levada a cabo em 1999, foi efectuada por uma comissão de avaliação externa composta por três elementos de diferentes grupos profissionais - médicos, enfermeiros e quadros administrativos, em visitas com a duração de um dia.
Da avaliação, ressalta o facto de 92 dos 109 centros de saúde que participaram no processo terem alcançado mais de 50% de cumprimento dos critérios. De entre estes, 19 destacaram-se pela pontuação alcançada - mais de 75% de
Helena Miranda, directora do CS de Cascais, Luís Pisco, director do IQS, Prof. Dra. Manuela Arcanjo, Ministra da Saúde e Filipa Homem Christo, directora da revista Qualidade em Saúde
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MoniQuOr apresenta
resultados da avaliação cruzada
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O Director-adjunto do Instituto da Qualidade em Saúde, Prof. Doutor António Vaz Carneiro, deslocar-se-á ao Brasil, em Setembro, a convite da Associação Médica Brasileira. A esta instituição e ainda à Associação Paulista de Medicina, Vaz Carneiro dará conta da experiência portuguesa na área dos processos de elaboração de Normas de Orientação Clínica (guidelines) baseadas em evidência científica, tendo em vista uma futura cooperação técnica entre os dois
países. No que constitui um sinal inequívoco do interesse que esta área tem despertado no país irmão, o programa da visita prevê ainda um encontro com o Ministro da Saúde do
Cooperação internacional
IQS apoia associções
médicas brasileiras
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Projectos do Instituto da Qualidade em Saúde
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MoniQuOr
As auto-avaliações vão continuar
todo o processo. O programa estará disponível, em breve, para download, no site na Internet do Instituto da Qualidade em Saúde (www.iqs.pt). Os resultados obtidos deverão ser devolvidos até à data limite fixada para as auto-avaliações, preferencialmente através de e-mail dirigido ao responsável pelo projecto. Tendo em conta o interesse em aderir a mais esta etapa do projecto, já manifestado por grande número de centros de saúde, prevê-se que nesta nova "ronda", a percentagem de adesões ao MoniQuOr ultrapasse, como em 1998, os 80% do total de centros existentes
Os cerca de sessenta candidatos (voluntários) a avaliadores externos que integrarão as vinte equipas (constituídas por um mínimo de dois e um máximo de três avaliadores) que irão iniciar, até ao final do ano, a primeira série de avaliações externas realizadas no âmbito do MoniQuOr, já receberam formação, ministrada por auditores qualificados do Sistema Português da Qualidade.
Ao contrário do que aconteceu nas avaliações cruzadas, as despesas com as deslocações das equipas de avaliadores externos serão integralmente suportadas pelo IQS e não pelas ARS como acontecia até aqui, o que virá simplificar, em muito, o processo de reembolso das mesmas.
Avaliações externas
Equipas de avaliadores
já receberam formação
Este ano, as avaliações externas realizar-se-ão num máximo de 50 centros de saúde, seleccionados em função dos bons resultados que obtiverem nas auto-avaliações. Institui-se, deste modo, como critério para a realização de uma avaliação externa, o bom desempenho organizacional deduzido das auto-avaliações. Dito de outro modo: a avaliação externa só se justifica quando dirigida a centros de saúde que já atingiram um patamar elevado de qualidade organizacional.
Uma vez que os centros de saúde podem realizar auto-avaliações sucessivas, obtendo periodicamente indicadores de realização, é previsível que a solicitação de avaliações externas venha a ocorrer apenas quando os centros de saúde tenham verificado o cumprimento satisfatório dos critérios que integram
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Avaliações externas de bons
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externos irá simplificar todo o processo. De facto, ao contrário do que acontecia com as avaliações cruzadas, em que os centros de saúde que se candidatavam a este modelo de avaliação se obrigavam a avaliar outro centro de saúde, com a introdução das equipas de avaliadores externos esta condicionante deixa de existir. Uma outra vantagem que resulta das avaliações externas é a de estas permitirem uma maior homogeneidade na avaliação dos critérios.
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Responsável:
Dr. Luís Augusto Pisco
Colaboradores:
Dr. Lino Ministro Dr. João Rodrigues ![]()
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Projectos do Instituto da Qualidade em Saúde
Qualidade Organizacional Hospitalar - Protocolo IQS/KFHQS
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Coordenadores nacionais:
Enf. Anabela Boavista Dr. Luís Manuel C. Ribeiro Dra. Margarida França
No desenvolvimento do protocolo vai decorrer, em 27 de Setembro próximo,
Santo António do Porto; o Hospital de São José, de Lisboa; o Hospital de Dona Estefânia, também de Lisboa; o Hospital José Luciano de Castro, de Anadia; o Hospital Dr. Francisco Zagalo, de Ovar e o Hospital de S. João, do Porto. Pelo King's Fund estarão presentes o Director executivo do HQS, Gordon Mitchell e o Director financeiro, Frank Jackson, que para o efeito se deslocam a Portugal. A cerimónia de assinatura contará ainda com a presença do Embaixador Britânico, Sir John Holmes.
Na data de assinatura deste protocolo cumpre-se precisamente um ano do momento em que os primeiros sete processos de acreditação hospitalar foram iniciados. Tendo assumido calendários próprios, estas instituições encontram-
-se, actualmente, em diferentes fases de desenvolvimento.
As primeiras avaliações externas para acreditação pelo King's Fund encontram-
-se agendadas para o último trimestre do corrente ano e primeiro trimestre de 2001. Para tanto deslocar-se-ão a Portugal equipas pluridisciplinares da bolsa de avaliadores daquela instituição, os quais serão acompanhados por equipas nacionais de natureza equivalente.
Nesta fase de aplicação aos hospitais nacionais do Programa de Acreditação, o Grupo Coordenador Nacional em colaboração com os gestores de projecto dos sete hospitais piloto (Barlavento Algarvio, Portalegre, Amadora-Sintra, Almada, Viseu, Matosinhos e Santa Marta), está a ultimar a validação do Ma-nual de Acreditação em uso, no-meadamente na adaptação à cultura e legislação nacionais, estando programada a publicação da versão portuguesa para Dezembro do corrente ano.
Releva o esforço dos hospitais piloto na aplicação deste instrumento de melhoria organizacional que, em paralelo com a adaptação, funcionou como uma fonte
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Manual de acreditação de hospitais - IQS
Secção 1 - Gestão institucional
Secção 2 - Gestão de recursos
Secção 3 - Os direitos e necessidades individuais dos doentes
Secção 4 - O percurso do doente
Secção 5 - Critérios específicos para os serviços (clínicos e não
uma sessão com a presença da Ministra da Saúde, Professora Doutora Manuela Arcanjo, em que mais sete unidades hospitalares vão formalizar com o Health Quality Service o processo de acreditação. São elas:o Hospital de São Marcos de Braga, o Hospital Geral de
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Hospital de São Teotónio,
em Viseu
Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos
Hospital Garcia de Orta, em Almada
Hospital de Portimão
Hospital Distrital de Portalegre
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Projectos do Instituto da Qualidade em Saúde
Manual da Qualidade da Admissão e Encaminhamento
Equipas de gestores
Concluíram formação
Terminou em Julho de 2000 a fase de formação das equipas - gestores e seus assessores - que têm como missão elaborar os procedimentos para o Manual da Qualidade na Admissão e Encaminhamento dos Utentes.
Na opinião geral dos formandos - entre os quais se incluíam responsáveis das ARS, membros dos Conselhos de Administração Hospitalares e Directores de Centros de Saúde - a formação foi útil e serviu para os preparar para a fase decisiva, que conhecerá o seu ponto alto em Setembro de 2000.
Entretanto - e apesar do período de férias - todas as instituições envolvidas tiveram, entre 15 de Julho e 15 de Agosto, um dia de treino em sala com os seus formadores que serviu para a apresentação do trabalho já realizado a nível de cada instituição e para o esclarecimento de dúvidas e afinação de estratégias de desenvolvimento do trabalho.
Na opinião dos formadores, os trabalhos apresentados atestam um grau de envolvimento muito positivo de um número significativo de instituições. Nestes casos, os gestores do Manual mostram-se determinados em não permitir atrasos na concretização da elaboração dos procedimentos, em todos os aspectos que sejam da sua responsabilidade.
Por parte do IQS e dos consultores que irão apoiar o desenvolvimento da fase final de elaboração dos procedimentos, constitui ponto de honra assegurar que as auditorias externas ao processo de admissão e encaminhamento dos
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Responsável:
Dra. Filipa Homem Christo
Colaboradores:
Dra. Antonieta Baião Martinho Dra. Fernanda Dias Dra. Ilda Palos Prof. Dr. Pedro Ferreira
E-mail: [email protected]
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Projectos do Instituto da Qualidade em Saúde
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de informação, também por correio electrónico, que lhes permitirá aceder - em directo e continuamente - à taxa de realização dos Manuais, seus desvios e principais dificuldades encontradas, possibilitando que todos os responsáveis, em conjunto e em diferentes níveis, possam intervir em tempo útil para resolver dificuldades ultrapassáveis.
Calendário:
Agosto
* Reuniões de coordenação com os consultores;
* Finalização do plano de intervenção (concepção técnica);
* Preparação dos dispositivos de monitorização.
Setembro
* Equipas no terreno com o acompanhamento dos consultores a elaborar, corrigir e rever os seus procedimentos;
* Reuniões IQS com Grupos Regionais das ARS's;
* Reunião da Task-force do projecto;
* Briefing aos CA das Instituições
envolvidas: assunto Política de Qualidade;
* Primeiro relatório de progresso e envio aos responsáveis por intranet.
Outubro
* Equipas no terreno com o acompanhamento dos consultores a elaborar, corrigir e rever os seus procedimentos;
* Segundo relatório de progresso e envio aos responsáveis por intranet.
Novembro
* Equipas no terreno com o acompanhamento dos consultores a elaborar, corrigir e rever os seus procedimentos;
* Terceiro relatório de progresso e envio
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Projectos do Instituto da Qualidade em Saúde
Qualigest
Da Qualidade à Excelência
Conferência de apresentação e divulgação
Modelo de Excelência da EFQM
Lisboa, 14 de Novembro de 2000
Mike Perides - Excellence Model use in Health Care.
Sue Jackson - Excellence Model EFQM - Concepts and Benefits.
Johannes Möller - Self-assessment - the way to Excellence.
Udo Nabitz - Twelve Years of Total Quality Management, the Jellinek Center.
Elena Sanchez - El Modelo de Excelencia - Prioridade estratégica em la gestion de los servicios de salud del Pais Vasco.
Henry Stahr - Critical key performance evaluation - the British experience in the use of the Model - Salford Royal Hospitals NHS Trust.
Hans Günther Sonntag - The Excellence Model in Medical Training.
Nüket Yetsis - Excellence in High School - how it works.
A convicção de que o modelo de Excelência desenvolvido pela European Foundation for Quality Management (EFQM) proporciona o contexto cultural necessário e é uma ferramenta estratégica fundamental para a modernização da gestão das organizações de saúde, orientando-as para os resultados e para a gestão por factos, horizontalmente interligados, levou ao desenvolvimento do QualiGest, que se constitui como grelha de auto-avaliação para a monitoriza-ção do desempenho de qualidade da função gestão das instituições de saúde portuguesas. Visto nesta perspectiva, o QualiGest surge como um projecto específico de implementação do modelo EFQM em instituições do Sistema Nacional de Saúde português.
Os primeiros passos a dar para o seu desenvolvimento serão:
• identificar as metodologias de qualidade que já existem no terreno;
• verificar a consistência de propósitos e o grau de conhecimento desta metodologia por parte das direcções dos serviços de saúde que venham a aderir;
• criar uma sólida cultura de qualidade ao nível das direcções de topo através da formação.
Para alcançar todos estes objectivos, a equipa responsável pelo projecto conta com o apoio de especialistas do Modelo, que o utilizam há já vários anos nas suas organizações de saúde. No âmbito do Health Care Working Group da EFQM estes peritos estão a desenvolver um questionário específico, que será
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Conferência IQS/HCWG
excelência organizacional na Saúde
Portugal foi incumbido de organizar a próxima conferência de apresentação e divulgação do Modelo de Excelência da EFQM, que decorrerá em Lisboa, no próximo dia 14 de Novembro.
Integrada no Mês da Qualidade - organização conjunta do IQS, gestor do Prémio de Excelência Português e da APQ, parceiro nacional da EFQM - a conferência contará com a presença dos membros do núcleo executivo do Health Care Working Group. As inscrições para a Conferência serão limitadas a cerca de 150 participantes. Os interessados poderão contactar o IQS através do E-mail: [email protected]
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Projectos do Instituto da Qualidade em Saúde
A associação entre as novas tecnologias da informação e o MoniQuOr, que marca esta nova fase de desenvolvimento, introduz, entre outras vantagens, a de permitir uma informação de retorno aos centros de saúde mais rápida e eficaz do que a conseguida até aqui. Para tanto, foi necessário criar um programa
MoniQuOr
Informação de retorno: uma nova dinâmica
informático específico, capaz de elaborar de forma automática e de enviar aos centros de saúde, um relatório de análise dos resultados apurados nas auto-
-avaliações. Para além desta informação de retorno dirigida especificamente aos centros de saúde, este software permite ainda a elaboração de relatórios mais
abrangentes, que possibilitam a um determinado centro de saúde, por exemplo, comparar a sua prestação com a média apurada no Distrito, sub-região ou, mesmo, com a média nacional. Tudo, salvaguardando-se o anonimato garantido ab initio a todos os participantes.
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O Instituto da Qualidade em Saúde aderiu ao projecto europeu de investigação do tabagismo “GP Empowerment”, que tem como objectivo final a publicação de um manual de apoio aos médicos de família europeus sobre a metodologia destinada a ajudar doentes que desejem deixar de fumar.
O primeiro passo para o desenvolvimento do estudo já foi dado no nosso país: em Julho último realizaram-se
A avaliar pelo número de mensagens enviadas pelos leitores e pelos pedidos de assinatura recebidos logo após a sua distribuição - que coincidiu com a apresentação dos resultados da avaliação cruzada do projecto MoniQuOr - o número de estreia da Revista Qualidade em Saúde foi um sucesso.
Técnica e esteticamente bem concebida - no dizer dos leitores - a nova publicação levará ao prelo, ainda em Setembro, o seu número 1 (já que o primeiro foi estrategicamente numerado com um prévio 0).
O projecto IQS em destaque nesta nova edição da revista, será o da Qualidade Organizacional Hospitalar - Protocolo IQS/KFHQS. Através dos diversos artigos dedicados ao tema, procurar-se-á
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cerca de novecentos inquéritos a clínicos gerais/médicos de família. Na segunda fase de desenvolvimento do “GP Empowerment”, proceder-se-á ao "desenho" e teste do manual contendo as normas de orientação clínicas de apoio aos médicos.
Para além de Portugal, estão envolvidos neste projecto de investigação grupos de peritos da Dinamarca, Itália, França, Irlanda, Espanha e Grécia.
Prevenção do tabagismo
IQS participa em projecto europeu
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IQS em revista
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Sede:
Edifício Centro de Saúde de
Sete Rios, 4º piso
Largo Prof. Arnaldo Sampaio
1500-498 Lisboa
Telefone: 217220020
Fax: 217220044
E-Mail: [email protected]
Delegação Centro:
Av.ª Quinta do Vale das
Flores
Apartado 10 001
3000 Coimbra
Telefones:
239401188/239401260
Fax: 239401494
Delegação Norte:
Rua Faria Guimarães, 719, 5º - 6º
4200-289 Porto
Telefones:
225089227/225095075
Fax: 225507109
IQS - Instituto da Qualidade em Saúde
Acontecimento
Assinatura do protocolo
entre o HQS do King’s Fund e 7 hospitais portugueses
Com a presença da Ministra da Saúde, realizar-se-á a assinatura de um protocolo visando o processo de acreditação de mais sete hospitais portugueses.
Data: 27 de Setembro
Local: Lisboa
Avaliações externas
MoniQuOr
Nº de Centros de Saúde: 50
Candidaturas:
18 de Setembro a 13 Outubro
Visitas: Novembro e Dezembro
Informação
Revista Qualidade em Saúde
Dra. Carmen Pignatelli:
O que esperar do 3º Quadro Comunitário de Apoio
Conferência
O Modelo EFQM
na Saúde
Organização:
Instituto da Qualidade em Saúde
Data: 14 de Novembro
Local: Lisboa
Vai acontecer
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Expressões como indicadores de qualidade, indicadores de desempenho, características de produto, controlo de processos, atendimento do cliente são cada vez mais frequentes no âmbito da melhoria contínua e da gestão das organizações. De um modo geral, os indicadores são sempre essenciais no planeamento e no controlo de processos das organizações, porque possibilitam o estabelecimento de metas quantificadas e a sua implementação na organização, porque os elementos resultantes da sua aplicação são fundamentais para a avaliação de desempenho da organização, para uma análise crítica e para a tomada de decisão.
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IQS na www
Centro de Documentação e Informação
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Horário de funcionamento: 2ª a 6ª feira - 10h-13h, 14h-19h
Como contactar? Tel: 217220041 - Fax: 217220044
e-mail:[email protected] - [email protected]
Neste contexto, a obra Indicadores da Qualidade e do Desempenho: como estabelecer metas e medir resultados representa uma mais-valia e contribui eficazmente para quem trabalha na gestão de serviços e para quem se interessa pela Gestão da Qualidade Total. Pode ser muito interessante explorar conceitos e aplicações de Indicadores de Qualidade e de Desempenho, de controlo de processos, de benchmark e benchmar-king, de medição de resultados e de gestão de indicadores. De salientar, em apêndice, um fluxograma de atendimento ao cliente, bem como gráficos diversos de apresentação de dados e resultados.
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