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A LER
Moja EA, Vegni E. La medicina centrata sul paziente. Ann Ital Med Int 1998 Gen-Mar; 13 (1): 56-64.
O modelo dominante na prática médica actual é definido como o modelo da medicina centralizada no doente.
O artigo descreve este modelo, o qual integra o tradicional entendimento da doença com a experiência da doença. O novo método clínico envolve três grandes mudanças: 1) novas tarefas para a consulta: o método centralizado no doente incide na doença e nas principais dimensões para o doente, ou seja, a sua ideia sobre a doença, os seus sentimentos e os seus medos, o impacto da doença na sua vida e as suas expectativas sobre o que deve ser feito; 2) novas estratégias para atingir estes objectivos: novos modelos de intervenção e de técnicas de comunicação, em que se incentiva o doente ao diálogo aberto; 3) novas formas de ensino e de aprendizagem.
A investigação conclui que a medicina centralizada no doente prevê melhores resultados clínicos, os quais, por sua vez, propiciam uma melhor relação médico-doente e a satisfação quer do médico quer do doente.
Cleary PD. Satisfaction may not suffice! A Commentary on 'A Patient's Perspective'. International Journal of Technology Assessment in Health Care 1998; 14 (1): 35-7.
É difícil avaliar a qualidade dos cuidados de saúde a partir das limitações inerentes à acessibilidade da satisfação do doente.
Esta avaliação tende a ser subjectiva e dificulta a interpretação quando é usada para motivar e para orientar os esforços da melhoria da qualidade. No entanto, projectos como o CAHPS (Consumer Assessment of Health Plans) podem originar dados fiáveis, válidos e accionáveis sobre aspectos seleccionados dos cuidados de saúde.
A utilização de projectos e métodos inovadores, como o CAHPS, bem como a contínua aplicação de novos métodos qualitativos, como a entrevista cognitiva, permitem-nos a
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constante promoção da informação baseada no doente bem como esforços na melhoria da qualidade e no acesso à qualidade.
Tomé MT, Afonso PB. A Opinião do Doente (Satisfeito - Insatisfeito). Coimbra: Sub-Região de Saúde de Coimbra; 1999.
O Centro de Saúde de Celas (Coimbra) promoveu uma sondagem de opinião aos seus utentes, designada por "Satisfeito / Insatisfeito". Como a avaliação dos serviços de saúde é encarada como algo saudável e desejável, dado permitir não só a compreensão de serviços como a tomada de decisão, a satisfação profissional e a satisfação dos doentes surgem como factores a considerar. Foram, deste modo, analisadas e avaliadas variáveis como o meio envolvente, o acolhimento do doente, a qualidade do serviço administrativo, do serviço de enfermagem e do atendimento médico. De assinalar que esta sondagem de opinião decorreu entre Setembro de 1998 e
Junho de 1999, mantendo-se ainda como um estudo em aberto.
Outras sugestões de leitura
• McIntyre TM, Pereira MG, Silva NS, Correia MJ, Fernandes S. Questionário de Avaliação da Satisfação do Utente (QUASU). Braga: Departamento de Psicologia da Universidade do Minho; 1999.
• Brown SW, Nelson AM, Bronkesh SJ, Wood SD. Patient Satisfaction Pays: qualitative service for practice success. Gaithersburg-Maryland: Aspen Publishers; 1993.
• Grol R, Wensing M. Patients Evaluate General/Family Practice: the EUROPEP instrument. [s.l.]: EQUIP; 2000.
• Fitzpatrick R. Surveys of patient satisfaction: I - Important general considerations. BMJ 1991 Apr 13; 302: 887-9.
• Fitzpatrick R. Surveys of patient satisfaction: II - Designing a ques-tionnaire and conducting a survey. BMJ 1991 May 11; 302: 1129-32.
• Baker R. Development of a questio-nnaire to assess patients' satisfac-tion with consultations in general practice. British Journal of General Practice 1990 Dec; 40: 487-90.
• Dierks ML, Bitzer EM, Schwartz FW. Patientenbefragungen in der Arztpraxis. Praktikabilitat, Akzeptanz und Relevanz aus der Sicht von niedergelassenen Arzten. Z Arztl Fortbild Qualitatssich 2000 Jun; 94 (5): 389-95. [Surveys on patient satisfaction in ambulatory care. Practicability, acceptance and relevance from the physicians' perspective]
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