• A Qualidade em Saúde, publicação periódica do Instituto da Qualidade em Saúde, é um órgão de informação especializada criado no âmbito da estratégia do Ministério da Saúde de estabelecer canais de comunicação eficazes entre a Instituição e todos os que com a Saúde se relacionam, enquanto prestadores ou utilizadores do Serviço Nacional de Saúde.
• A Qualidade em Saúde vem integrar a lacuna que resulta do facto de em Portugal não existir qualquer publicação periódica onde se verta a multiplicidade e complexidade das questões relacionadas com a Qualidade em Saúde.
• A Qualidade em Saúde, ao apostar no rigor e na diversidade da informação, tem por objectivo constitui-se como:
a) Canal privilegiado de sensibilização e promoção da Qualidade;
b) Ferramenta de informação e formação de todos os profissionais de saúde e de quantos se dedicam à área da Qualidade;
c) Fonte de metodologias e normas essenciais à implementação de sistemas de qualidade em serviços de saúde.
• A Qualidade em Saúde caracterizar-se-á por uma arrumação editorial facilmente assimilável pelos leitores, reforçada por uma continuidade lógica dos diferentes temas abordados.
• Na Qualidade em Saúde a produção de conteúdos pautar-se-á por uma forte aposta na informação sobre o desenvolvimento dos sistemas de gestão da Qualidade em Saúde, conformes com a política geral de saúde e com instrumentos de gestão aplicáveis.
• A Qualidade em Saúde procurará manter os leitores actualizados no que respeita a regulamentos, normas, técnicas e ferramentas com impacto directo nos sistemas da Qualidade. Os textos reproduzidos serão alvo de uma análise interpretativa, com indicações práticas que permitam a sua mais fácil aplicação, sempre que possível com o recurso a casos tipo.
• A Qualidade em Saúde levará aos leitores, até ao limite do possível, o essencial do que de mais importante aconteceu no período que medeia as edições e, recorrendo à análise de especialistas de reconhecido mérito, uma perspectiva de evolução futura dos sistemas.
• A Qualidade em Saúde estabelece as suas opções editoriais no estrito respeito por elevados padrões de isenção e rigor, tendo como hierarquia prévia a consciência da necessidade de desenvolvimento de uma cultura da Qualidade, como condição sine qua non da melhoria da prestação de cuidados de saúde, com reflexos directos na satisfação dos profissionais e da população portuguesa.
• A Qualidade em Saúde desenvolverá os seus próprios procedimentos de qualidade, que integrarão o seu estatuto editorial.
|