Qualidade em Saúde

Antecipando resposta à pergunta que decerto
muitos já formularam - "Mais uma Revista?" 
surge-me, irrecusável, a razão: é a primeira publicação portuguesa que procura abranger a diversidade e complexidade das questões relacionadas com a Qualidade na área da Saúde.

Assumindo-se como ferramenta de trabalho dos profissionais de saúde, a revista "Qualidade em Saúde" quer ir mais longe; derrubar fronteiras de circulação. Quer ser fonte de saber e instrumento de aprendizagem, um elo de ligação - espaço de convívio e de partilha de conhecimentos - entre todos os que se interessam pela Melhoria da Qualidade na prestação de Cuidados de Saúde.

Enquadra-se na estratégia do Instituto da Qualidade em Saúde que estabelece, entre muitos outros objectivos, a criação de canais de comunicação eficazes entre a Instituição e os profissionais de saúde, por um lado, e os cidadãos, por outro. Ambos terão,


seguramente, muito a dizer ao Instituto, pelo que é com expectativa que aguardamos a sua valiosa colaboração.

A revista "Qualidade em Saúde" acompanhará - e influenciará - o desenvolvimento da Qualidade nos diferentes sectores da Saúde, públicos e privados.

Dará visibilidade ao muito que de bom se faz nas instituições de saúde, permitindo que as boas práticas sirvam de modelo e de inspiração para outros, desencadeando processos de benchmarking entre serviços, centros de saúde e hospitais.

A Revista "Qualidade em Saúde" representará, no mundo da Saúde, o que dela quiserem fazer os largos milhares de profissionais que são a sua razão de existir.

A confiança que deposito na Direcção e na equipa que produz a "Qualidade em Saúde", sustentada na competência, no profissionalismo e no empenho de que já deram sobejas provas, permite-me antever, neste início, um grande sucesso editorial.

 
Luís Pisco
Director do IQS

 




Editorial

dos nos números seguintes desta revista.

Os sistemas de gestão da qualidade ocuparão um papel relevante na Revista Qualidade em Saúde.

No conjunto da informação veiculada por esta revista - que se quer actualizada, assente em referências sólidas, rigorosa na sua forma e isenta - caberão ainda os dossiers temáticos, a descrição de ferramentas e técnicas da qualidade, as linhas de orientação clínica, o estudo de Normas e Directivas.

Ao iniciar esta publicação gostaríamos de dar a conhecer aos nossos leitores o nosso compromisso com a qualidade:

São zero as falhas que queremos cometer em relação aos princípios que adoptámos, zero os erros que julgamos aceitáveis nesta revista e zero os leitores que queremos decepcionar.

Este é o objectivo para o qual assumimos, desde, já o compromisso de trabalhar, número após número.

É um grande compromisso, mas é o único que merece a pena, e por isso aceitamos a responsabilidade de cumprir com o prometido.

 

Filipa Homem Christo

Directora

O que é o IQS? O que é que faz? Para que serve?
Estas são algumas das perguntas que ouvimos
com insistência nos últimos tempos.

Estas são algumas das questões a que este número da Revista pretende dar resposta.

Do polícia à enfermeira, do médico ao jornalista, do técnico da qualidade ao profissional de saúde, todos querem respostas para uma mesma questão:

"Mas afinal o que é que vocês lá fazem?"

A missão deste número da Qualidade em Saúde é dar a conhecer os projectos na área da qualidade na saúde a que o IQS, directa ou indirectamente, está ligado, que coordena, orienta e promove.

Os textos de apresentação indicam qual foi a ideia-base que esteve na origem de cada projecto; em que consiste cada um deles e quem o desenvolve; em que ponto se encontram os projectos neste preciso momento; que formação foi feita e de que recursos dispõe cada um deles.

A reportagem sobre o que realmente se está a fazer no terreno, os prós e os contras, o envolvimento de todos os seus actores e o que esperam, a demonstração e análise dos resultados, vão certamente ser desdobra

 

 

 

 

                      

Envie correio para com comentários e/ou sugestões acerca desta página..
Ultima modificação: 25 Janeiro, 2006